top of page

COMO COMBINAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS COM SEUS ALIMENTOS PREDILETOS.

Quando se trata de condimentar os alimentos com óleos essenciais, as opções são ilimitadas. Os óleos essenciais podem ajudar a agregar um sabor forte a praticamente qualquer bebida, sobremesa, sopa, carnes, pães, e a lista é imensa. Se estiver apenas começando, o guia do paladar abaixo pode ajudar a proporcionar ideias de como combinar certos óleos essenciais com seus alimentos e bebidas prediletos.


1) Cítricos


Óleos comuns: Bergamota, Toranja, Limão-Siciliano, Limão, Tangerina, Laranja-lima

Úteis para: bebidas, alimentos cozidos ou assados, iogurte, patês, molhos e para dar sabor ácido.

Descrição do sabor: ácido, doce, pungente, refrescante


Os óleos cítricos conseguem acrescentar um sabor doce e refrescante a bebidas como chá, água ou smoothies e conferir acidez a qualquer receita de alimentos assados, como broinhas, muffins ou cookies. Os óleos cítricos também podem ser úteis para dar sabor a iogurtes ou a seus patês e receitas de molho preferidos. Considere usar óleos cítricos em receitas que pedem o sabor ácido de limão-siciliano, limão, laranja ou tangerina. Se a receita pedir o sabor da fruta inteira, provavelmente serão necessárias algumas gotas de óleo essencial para chegar ao sabor necessário. Lembre-se, os óleos essenciais cítricos são obtidos da casca da fruta e não do suco. Por esse motivo, é fácil usar óleos cítricos para substituir a acidez da fruta pedida na receita, mas não necessariamente em receitas que pedem o suco da fruta


2) Condimentados




Óleos comuns: Pimenta Preta, Canela Cássia, Canela, Gengibre, Erva Doce

Úteis para: substituir ervas secas ou frescas, pratos italianos, marinar carnes, sopas, pães, massas, batatas

Descrição do sabor: herbal, fresco, acentuado, quente


Os óleos condimentados são úteis quando se deseja adicionar um realce de sabor ao prato. Óleos essenciais como os de Pimenta Preta e Gengibre podem ajudar a realçar os sabores naturais ao cozinhar, e óleos como o de Erva Doce podem ajudar a conferir sabor extra tanto a receitas doces como condimentadas. Os óleos de Canela e Canela Cássia são fortes e condimentados, e são um ótimo acréscimo a receitas doces de alimentos assados ou consumidos no café da manhã. Tenha em mente que todos esses óleos condimentados são extremamente fortes, de modo que é preciso usar só um pouquinho para acrescentar um intenso sabor ao prato. Por esse motivo, sempre é melhor começar utilizando o método do palito ao acrescentar qualquer um desses óleos, fazendo um teste de paladar durante o preparo.


3) Herbais




Óleos comuns: Manjericão, Coentro, Manjerona, Orégano, Alecrim

Úteis para: substituir ervas secas ou frescas, pratos italianos, marinar carnes, sopas, pães, massas, batatas

Descrição do sabor: herbal, fresco, acentuado, quente


O uso de ervas frescas ou secas tem sido um método muito utilizado para se adicionar sabor aos alimentos por séculos. Apesar de ser esse um modo eficaz de se conseguir certos sabores na culinária, pode ser divertido substituir suas ervas normais por óleos essenciais de vez em quando. Não só os óleos essenciais são práticos quando não se tem acesso a ervas frescas ou caso seus temperos secos tenham acabado, como também podem ajudar a acrescentar bastante sabor. Além de usar óleos essenciais herbais para substituir ervas secas ou frescas em uma receita, esses óleos podem dar uma contribuição maravilhosa a seus pratos italianos, sopas, pães, massas, batatas, carnes marinadas e muito mais. Como as ervas secas ou frescas, você também pode utilizar vários desses óleos essenciais herbais em um único prato para obter um buquê adorável de sabores. Lembre-se, muitos desses óleos são extremamente potentes e devem ser adicionados aos alimentos pelo método do palito de dente para assegurar que você não tempere em excesso ou estrague o prato ao usar óleo demais.


4) Florais



Óleos comuns: Lavanda, Gerânio

Úteis para: suavizar sabores cítricos, acrescentar um toque a receitas simples, sobremesas, chá.

Descrição do sabor: leve, pulverulento, doce


Embora os óleos florais sejam mais comumente usados em produtos de beleza e fragrâncias, e com menos frequência na culinária, existem certos óleos essenciais florais que podem ajudar a conferir um toque inesperado de sabor em sobremesas leves como cookies e bolos, geleias e chá. Devido a seu sabor doce e pulverulento, os óleos florais também podem ser úteis para suavizar sabores cítricos fortes em uma receita para alcançar equilíbrio. Os óleos essenciais florais são extremamente fortes e portanto apenas quantidades muito pequenas devem ser adicionadas ao cozinhar, utilizando-se o método do palito. Para saber mais sobre métodos de dosagem, clique aqui


5) Mentolados



Óleos comuns: Hortelã-Pimenta, Hortelã-Verde

Úteis para: bebidas, sobremesas, saladas, certas carnes

Descrição do sabor: mentolado, frio, refrescante, doce


A menta é um agente aromatizante muito utilizado no mundo da culinária, e os óleos essenciais mentolados podem ser extremamente úteis no preparo de sobremesas e doces com sabor de menta, ou em qualquer ocasião em que você queira acrescentar um elemento gelado e refrescante à sua receita. Muitas receitas que levam carneiro ou frango frequentemente utilizam o sabor da menta para complementar os sabores da carne, ou mesmo para complementar sabores picantes ou condimentados. A menta também é utilizada em conjunto com outras ervas, já que possui um sabor herbáceo e fresco. Como os óleos essenciais mentolados são muito potentes, apenas uma pequena quantidade de óleo é necessária para se obter um sabor forte. Sempre use um palito para acrescentar óleos mentolados a uma entrada ou um prato. Uma gota inteira de óleo mentolado pode ser usada quando o óleo for acrescentado a bebidas como chás e smoothies.


Agora que você aprendeu como combinar os óleos essenciais com seus alimentos prediletos, eu sugiro que você leia os seguintes artigos:


a) É seguro cozinhar utilizando Óleos Essenciais doTerra? clique aqui

b) Melhores práticas para cozinhar com os óleos essenciais - clique aqui


Para saber mais sobre os óleos essenciais, como utilizar e como você compra com 25% de desconto, clique aqui


Se você é apaixonada(o) pelos óleos essenciais e gostaria de ser um(a) Consultor(a) de Bem Estar, clique aqui e fale com nossa equipe


Abraços

Raul Costa - Consultor doTerra


Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page